Os 08 gatilhos mentais para converter venda hoje mesmo!
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Os 08 gatilhos mentais para converter venda hoje mesmo!

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Os gatilhos mentais são ferramentas de persuasão que ajudam a efetuar uma venda. Quando são aplicados com consistência, a probabilidade de converter venda é cada vez maior. Pode ser utilizado de diversas maneiras dentro do marketing quando se trata do contato com o público. Mas você, já os conhece? Então veja agora 08 gatilhos mentais para converter venda!

 

 

RAZÃO

 

Sempre que estiver divulgando sua empresa, deixe claro o motivo pelo qual ele deve comprar seu produto/serviço e os benefícios da compra. Faça seu cliente pensar sobre os problemas e dificuldades que ele tem e apresente uma solução, onde ele pode encontrar em sua empresa a melhor forma de resolvê-los. Após isso, o valor do seu produto pode parecer barato em relação ao benefício.

 

 

AUTORIDADE

 

Demonstre conhecimento e domine seu nicho. O cliente sente-se mais seguro com alguém que fale com clareza sobre o assunto. Cria-se então, uma relação de confiança entre você e o público. Por isso, faça conteúdo, disponibilize material gratuito e se atualize conforme a evolução do seu produto/serviço.

 

 

ESCASSEZ

 

Nosso inconsciente costuma associar que quanto mais difícil é de encontrar algo, mais valioso ele é. Por isso, quanto um produto está em promoção ou limitado, o cliente sente-se na urgência de adquirir. Principalmente quando seu cliente quer muito algo, mas está em dúvida de adquirir ou não.

 

 

RECIPROCIDADE

 

Imagine que você tem uma escola com cursos profissionalizantes e uma pessoa queira muito iniciar seus estudos em sua escola. Porém, os cursos que você oferece ainda não cabem no orçamento dessa pessoa. O que ela vai fazer? Provavelmente ela vai buscar outra instituição que dispõem um preço menor, ou desistir de ingressar naquele mês.

 

O que você pode fazer por essa pessoa? Disponibilizar 10 dias de aula gratuita? Vai dar e-books para ela baixar gratuitamente? Pense em algo que possa deixar aquele cliente com vontade de adquirir seu curso. A tendência é que, quando ele tiver dinheiro, ele procure seu estabelecimento. A pressa de vender pode atrapalhar o seu relacionamento com quem tem interesse ao seu produto.

 

 

EMPATIA

 

E quando alguém não pode ter acesso ao seu produto? E quando o público tem más experiências com o que você oferece? Você vai desistir do cliente, certo? ERRADO! A falta de empatia com as pessoas atrapalha muito o relacionamento. Saiba se colocar no lugar do seu cliente, busque alternativas de ajudá-lo sem forçar a venda. Manter um contato saudável facilita ainda mais o processo de venda.

 

 

PROVA SOCIAL

 

Muitas pessoas só acreditam em algo quando elas são provadas. Por isso, é muito importante a publicação de prova social através de depoimentos, quando alguém que teve contato com sua empresa faz uma avaliação construtiva, quem tem interesse ao seu produto se sente mais segura em adquiri-lo. Isso vale também para gráficos de resultados ou print de uma conversa onde o cliente te elogiou (com autorização, claro). 

 

 

DOR x PRAZER

 

As pessoas costumam evitar a dor e buscar o prazer. Ou em outros casos, apenas evitar a dor. Então quando você oferece algo que a pessoa tem muita vontade de ter, mas ela não pode adquirir por algum motivo, por fim ela não compra.

 

Por exemplo, imagine que você venda uma fórmula de emagrecimento que contém dietas, exercícios e receitas. Porém, nessa fórmula a pessoa não precisa deixar de comer o que gosta. Assim, ao invés de se tornar uma dor, emagrecer

 

 

NOVIDADE E CURIOSIDADE

 

Para seu negócio se destacar no mercado é necessário que seu produto esteja sempre atualizado e com novidades que diferenciam da concorrência. Um exemplo é o próprio marketing digital. Nesse caso, apresente um método que se encaixa às atualizações das redes sociais ou até uma estratégia de SEO simplificada para melhorar os mecanismos de busca. Pense em algo que pode ser diferente dos produtos que são semelhantes aos seus e aplique. Contudo, automaticamente vai gerar uma curiosidade do público perante à sua empresa e seus serviços.

 

 

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